logoGP

Revista Missionário

A revista do apostolado de oração dos ucranianos no Brasil.

O Missionar – Missionário Ucraniano no Brasil: revista mensal, editada pela Gráfica Prudentópolis. Surgiu em 1911 com a finalidade de oferecer leitura religiosa ao povo ucraniano. Os temas desde início foram de caráter religioso, dando destaque principalmente ao Apostolado de Oração, através da publicação de reflexões das intenções gerais e missionárias, notícias e outros materiais referentes ao movimento do Apostolado de Oração.

Inicialmente o Missionário Ucraniano no Brasil era publicado apenas em ucraniano. Aos poucos passou-se a publicar a tradução de todos os textos ucranianos em português.

A publicação do Missionário Ucraniano no Brasil é mensal e a sua tiragem é de 3.000 exemplares. Seus leitores são os grupos e membros do Apostolado de Oração, Grupos da Congregação Mariana (Grupos de Jovens)e MEJ aos quais são oferecidos textos para reuniões e reflexões. São também oferecidas notícias locais, especialmente da vida religiosa das comunidades do rito ucraniano.

O Missionário Ucraniano no Brasil é o órgão oficial do Apostolado de Oração publicado em mais de 80 línguas em todo o mundo católico sob o nome de Mensageiro do Sagrado Coração de Jesus. Foi registrado no Centro do Apostolado de Oração na Cúria Geral da Ordem dos Jesuítas, em Roma, como órgão do Apostolado de Oração dos católicos do rito ucraniano no Brasil. O seu primeiro número apareceu em Prudentópolis em 1911, de início como suplemento do Missionar Ucraniano publicado em Jovkvá, Ucrânia, e mais tarde substituindo-o quando aquele foi proibido pelo regime comunista de ser publicado naquele país.